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CUIDE DA SUA SAUDE VAI AQUI ALGUMAS DICAS IMPORTANTÍSSIMAS VITAMINAS E MINERAIS.

VITAMINA APromove o crescimento e a vitalidade do organismo; Ajuda o corpo a eliminar infecções; É importante para a visão e para eliminar a cegueira noturna; Ajuda os ossos, os dentes, o cabelo e a pele; Mantém o fígado e os órgãos de reprodução saudáveis; É essencial para as gestantes e as lactantes; Neutraliza a ação dos radicais livres, protegendo contra o "smog" (poluição).
A vitamina A é encontrada nos vegetais amarelos; laranjas e verdes; nos produtos lácteos; nos peixes; no óleo de fígado de bacalhau; nos damascos secos; no fígado de gado; espinafre e nas cenouras cruas.
VITAMINA B1 (TIAMINA)

  • É necessária para:
  • O metabolismo dos carboidratos;
  • A tonicidade e o crescimento dos músculos;
  • O crescimento consistente das crianças;
  • A fertilidade e a lactância;
    *Ajudar contra qualquer tipo de estresse;
  • Estabilizar o apetite melhorando a digestão e a assimilação dos nutrientes;
  • Preservar a saúde do sistema nervoso, do cérebro, dos músculos e do coração; *Ajudar a melhorar a atitude mental e a capacidade individual de aprendizagem.
  • A vitamina B1 é encontrada no melaço; levedura de cerveja; arroz integral; peixes; carnes; nozes; vísceras; aves; gérmen de trigo; semente de girassol; amendoim; nozes do Brasil.

VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)É necessária para:
a digestão; para o metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos; para a respiração das células; para a formação dos glóbulos vermelhos; Beneficia a visão;Promove a saúde da pele, das unhas e do cabelo; AjUda o crescimento e a reprodução. A vitamina B2 é encontrada no açúcar mascavo (melaço); nas nozes; vísceras; grãos integrais; amêndoas; "couve de Bruxelas"; levedura de cerveja e fígado bovino.

VITAMINA B3 (NIACINA)
Ajuda o metabolismo e a utilização das proteínas, das gorduras e dos carboidratos.
Promove uma digestão saudável;
É necessária para a saúde da pele e da língua;
É essencial para a produção de cortisona, insulina e hormônios sexuais em homens e mulheres;É necessária para a saúde do sistema nervoso e a função do cérebro; Melhora a circulação e reduz o colesterol.
A vitamina B3 é encontrada nos levedos de cerveja; mariscos; carnes magras; leite; produtos lácteos; aves; fígado dessecado; ruibarbo cozido; frango; amendoim torrado (com pele)

VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)
Ajuda a manter um crescimento normal.
É essencial para converter os alimentos em energia; Ajuda o corpo a combater infecções e enfermidades;
Ajuda a curar as feridas;
Ajuda o desenvolvimento do sistema nervoso central;
É vital para o funcionamento das glândulas supra-renais;
 elhora a habilidade do corpo para tratar o estresse;
Protege as células contra o dano causado por radiações;
Aumenta a longevidade;
É encontrada na levedura de cerveja; legumes; vísceras; salmão; gérmen de trigo; grãos integrais; fígado bovino; champignon cozido; suco de laranja fresco.

VITAMINA B6 / PIRIDOXINA
Promove a saúde da pele, dos dentes, músculos e nervos;
É necessária para a correta absorção da vitamina B12;
É necessária na produção de anticorpos e glóbulos vermelhos;
É importante para o metabolismo e utilização dos carboidratos, gorduras e proteínas;
É necessária para o equilíbrio do sódio e do fósforo;
Ajuda a manter o equilíbrio do sódio e do potássio, os quais regulam as secreções do corpo.
A vitamina B6 é encontrada no açúcar mascavo (melaço); levedos de cerveja; vegetais de folhas verdes; carne; vísceras; gérmen de trigo; grãos integrais; fígado bovino; ameixas cozidas; arroz integral; torresmos.

VITAMINA B12 (COBALAMINA)
Promove o crescimento;
Aumenta a energia;
Ajuda a prevenir a anemia;
Forma e regenera as células sangüíneas;
Ajuda o ferro a funcionar melhor e coloca a vitamina A nos tecidos do corpo;
mantém saudável o sistema nervoso; É necessária para o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e proteínas;
Ajuda a melhorar a concentração e a memória;
A vitamina B12 é encontrada nos queijos; no pescado; leite; produtos lácteos; vísceras; queijo cottage; fígado; atum enlatado; ovos.

ÁCIDO FÓLICO (DO COMPLEXO B)
É necessário para o bom funcionamento do cérebro;
Essencial para a saúde emocional;
Melhora a lactância;
Ajuda a prevenir a anemia;
Essencial para a formação de células do sangue;
Fomenta a saúde da pele;
Necessário para a divisão das células do corpo;
Ajuda o metabolismo das proteínas;
Importante para a produção dos ácidos nucleicos, RNA e DNA; 
Ajuda os intestinos.
O ácido fólico é encontrado nos vegetais de folhas verdes; no leite; produtos lácteos; vísceras; ostras; salmão; grãos integrais; levedo de cerveja; tâmaras secas; espinafres a vapor; atum enlatado.

BIOTINA (DO COMPLEXO B)
É essencial à formação dos ácidos nucleícos (DNA e RNA);
Ajuda o fígado a produzir lipídios e promove a conversão do alimento em energia;
Ajuda a prevenir o esgotamento;
 Mitiga dores musculares;
 Ajuda na utilização das proteínas, ácido fólico, ácido pantotênico e vitamina B12;
 Ajuda o metabolismo;
 Ajuda a prevenir a calvície.
 A biotina é encontrada nos legumes; nos grãos integrais; vísceras; levedos de cerveja; lentilhas; feijão germinado; gema de ovo; fígado bovino e soja.

COLINA (DO COMPLEXO B) 
É necessária para manter as funções do fígado e dos rins;
Ajuda a controlar a pressão sangüínea e o colesterol;
Proporciona nervos saudáveis;
Mantém os músculos rijos;
Ajuda na eliminação de venenos e drogas do organismos, apoiando o funcionamento do fígado;
Ajuda na prevenção de pedra da vesícula.
A colina é encontrada na levedura de cerveja; pescados; legumes; vísceras; soja; gérmen de trigo; lecitina; fígado de bovino; gema de ovo; amendoim torrado com pele.

INOSITOL (DO COMPLEXO B)
É importante para o bom funcionamento do coração, dos olhos, do cérebro 
Regula o nível do colesterol;
 Metaboliza as gorduras e o colesterol;
 Importante para a nutrição das células do cérebro;
 Ajudar a prevenir o endurecimento das artérias e protege o fígado, os rins e o coração;É necessário para produzir células saudáveis na medula óssea, na membrana dos olhos e nos intestinos;É essencial para o crescimento do cabelo e previne a calvície.  O inositol é encontrado no açúcar mascavo (melaço); frutas cítricas; levedos de cerveja; carne; leite; nozes; verduras; grãos integrais; lecitina e amendoim torrado com pele.

ÁCIDO p-AMINOBENZÓICO - PAB (DO COMPLEXO B) 
Ajuda a manter a cor natural do cabelo;
 Facilita a produção do ácido fólico;
 Ajuda a manter a pele saudável;
 Ajuda a formação das células do sangue;
 Ajuda o metabolismo das proteínas.
 É encontrado no açúcar mascavo (melaço); levedura de cerveja; fígado; vísceras; gérmen de trigo.
VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)
É essencial para a produção de colágeno no corpo;
Ajuda a preservar e a reparar os tecidos conjuntivos, os ossos, os músculos e as veias;
Promove a cura das feridas e das queimaduras;
Protege o corpo contra infecções, vírus e toxinas bacterianas;
Mantém os ossos e os dentes sólidos;
Ajuda a diminuir o colesterol do sangue;
Ajuda a formação de células sangüíneas;
Essencial na formação da adrenalina;
Ajuda o corpo nas situações de estresse;
Aumenta a vida das células;
EIa é encontrada nas frutas cítricas; no melão cantaloupo (redondo); pimentões verdes; brócolis cozido; papaia; moranguinho e outros.

VITAMINA E / TOCOFEROL 
Essencial para a reprodução;
Aumenta a fertilidade dos homens e mulheres;
Ajuda a restabelecer a potência nos homens;
 Ajuda na lactância;
Protege as células do sangue;
Promove a cura das feridas;
Abastece de oxigênio o corpo, resultando numa maior longevidade;
Ajuda na prevenção de abortos;
 Previne a falta de ânimo, raciocínio lento e pessimismo;
 Ajuda a proteger os pulmões e outros tecidos das contaminações do meio ambiente.
 A vitamina E é encontrada nos vegetais verde-escuros (couves); ovos; fígados; gérmen de trigo; óleos vegetais; fígado dessecado; aveia cozida; óleo de cártamo; amendoim torrado com pele; tomates e óleo de gérmen de trigo.

VITAMINA F / ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS
Ajuda na redução do peso;
 Abastece o corpo com gordura, de forma que seja facilmente metabolizada;
Ajuda a manter a pele e o cabelo saudáveis;
Combate as enfermidades do coração;
Ajuda a prevenir os depósitos de colesterol nas artérias;
Ajuda na coagulação do sangue; 
Torna o cálcio disponível para as células; 
É essencial para a atividade glandular normal, especialmente para as supra-renais e a tireóide A vitamina F é encontrada nos óleos vegetais (soja, milho e cártamo); gérmen de trigo; semente de girassol.

VITAMINA K / MENADIONA
É responsável pela manutenção do sistema sangüíneo;
Ajuda na prevenção das hemorragias internas e externas;
Ajuda a curar as batidas e os hematomas; 
É um fator de vitalidade e longevidade;
É vital para o funcionamento normal do fígado.
A vitamina K é encontrada nos vegetais de folha verdes; no óleo de cártamo; no açúcar mascavo; iogurte; aveia e nos fígados bovinos.

VITAMINA P / BIOFLAVONÓIDES
Trabalha junto com a vitamina C, para fortalecer os tecidos capilares e conjuntivos; 
Contribui para um rápido alívio da gripe;
Ajuda no tratamento de edema nos tecidos;
Dá resistência contra as infecções; 
Ajuda a prevenir gengivas com sangramento.
É encontrada em frutas cítricas e vegetais.






  

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